A história da sauna e sua importância para a saúde

A história da sauna e sua importância para a saúde

26 de Julho de 2019

O frio e a sauna, uma combinação milenar

Evidente que ter uma sauna no inverno não é uma má ideia. Poder se aquecer, relaxar e revitalizar as energias após um longo dia de trabalho é, de longe, delicioso de se fazer. De certo que não somos os primeiros a pensar isso para o frio do inverno, mas o questionamento que permanece: quem pensou antes?

A história comprova que os povos nórdicos, na região da atual Finlândia, escavavam em pequenos morros, esquentavam pedras e derramavam a água gelada, formando o que hoje chamamos de “sauna de fumaça”. Era um ambiente sagrado onde se purificava o corpo e alma. Também eram feitos ritos de curanderia, além de partos e casamentos. Com o tempo, esta cultura se difundiu pelo mundo, para a Grécia Antiga e Roma, nas casas de banho e até na região do oriente médio, onde há o conhecido “banho turco” com caldeirões de bronze.

Ainda sim, a Finlândia é predominante quando se trata do assunto. Apesar de não ser mais um país politeísta, a ligação com esta cultura de milênios é muito forte, pois os projetos dos lares domésticos tendem a ter incluso uma sauna. De acordo com estatísticas da Universidade de Helsinque, para 5,2 milhões de habitantes, existem 2,2 milhões de saunas, quase metade da população.

Saúde de qualidade até hoje

Claro que, em um país onde as temperaturas atingem no máximo 22°C, a sauna é, realmente, uma boa ideia. Nestas condições, doenças respiratórias e cardíacas tendem a incidir mais. Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou testes e conclui que as saunas são efetivas na prevenção de problemas com o coração como insuficiência cardíaca, hipertensão arterial sistêmica e doença coronariana.

Já problemas pulmonares como bronquite, gripe e sinusite também são combatidos, pois o processo limpa as vias respiratórias e facilita a secreção do pulmão. Por isso, ter uma sauna em casa é a solução ideal na prevenção destes problemas de saúde, além de promover outros resultados como a cura da ressaca, reduzir a insônia e, principalmente, o estresse.

Assim como é para os finlandeses, pode ser pra você um processo de relaxamento. Utilizar a sauna após um dia de estresse para a sauna é muito recomendado por médicos para o relaxamento, pois é um momento que quem pratica pode aproveitar o momento e apenas se permitir sentir o calor relaxando a musculatura do corpo com o tempo.