Existem vários benefícios comprovados cientificamente para quem frequenta uma sauna, como redução de riscos cardiovasculares para homens e mulheres, melhora na função cerebral, no humor e na respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis
Entretanto, vale lembrar que existem alguns mitos sobre a prática, como a crença de que ela pode ajudar na perda de peso. De acordo com Jessica Schnur, do Hospital Universitário Stony Brook, nos Estados Unidos, o calor da sauna causa transpiração, que pode diminuir o peso relacionado aos líquidos do corpo, mas esses gramas perdidos devem voltar tão logo os níveis de fluido retornem ao normal.
Estudo publicado recentemente na revista BMC Medicine descobriu que fazer sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. Já para aqueles que vão à sauna de quatro a sete vezes por semana, esse risco pode cair para 77%. A possível explicação para o fenômeno é o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca: segundo pesquisadores, dentro deste ambiente o coração chega a 120 a 150 batimentos por minuto.
Sessões frequentes também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas em homens. Em um estudo publicado pela revista Age and Aging mostrou que fazer sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%). A justificativa também pode estar relacionada à circulação, que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, ajudando a preservar funções cognitivas.
Outro estudo mostrou que uma circulação melhorada também pode proporcionar alívio para quem sofre com dores de cabeças frequentes (15 ou mais vezes por mês).
Segundo o Medical Daily, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, apontaram que fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que as pessoas curtam a sessão por cerca de 15 minutos e então façam os exercícios.
Para quem sofre com dores musculares, aqui vem mais um benefício ligado à circulação: a sauna ajuda a reduzir desconfortos e dores nos músculos.
Sistema respiratório:
Realizando sessões frequentes de sauna (duas a três vezes por semana) ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou pneumonia. o calor é o responsável por estes resultados já que beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração.
Fazer sauna aumenta os níveis de endorfina, o hormônio do prazer, promovendo melhora no humor de pacientes com depressão leve. A realização da sauna também é indicada para quem não possui o transtorno, pois ajuda a promover o relaxamento do corpo e da mente.
Gostou dos benefícios da sauna? Então conheça o mundo da MaxSul!