Sua pele está ressecando com o frio do inverno?

Sua pele está ressecando com o frio do inverno?

15 de Julho de 2020

Com a chegada do inverno, muitas pessoas acabam tendo de lidar com o frio, principalmente na região sul e parte do sudeste brasileiro. Uma das principais preocupações com a saúde nessa época é a pele ressecada.

Por que a pele resseca tanto?

Inicialmente, precisamos entender o que acontece e, então partimos para como resolver essa situação!

Quando você está em contato com o frio, indiferente da quantidade de roupas para proteger-se da temperatura, seu rosto (em especial as bochechas) e as mãos são as partes mais comuns de terem influência direta do clima gélido, por isso, são os locais que precisam de mais atenção.

Seja pelo vento ou pela umidade, isso resulta na diminuição da transpiração corporal, pois as células encolhem com o frio. Ou seja, absorvem menos oxigênio e exalam menos gás carbônico, como é o processo natural do nosso organismo.

Inclusive, o banho quente, mais comum nessa época, também tem influência! A ducha quente remove a oleosidade natural com mais eficiência, logo, ela diminui o manto lipídico que segura a umidade da pele.

O maior resultado dessa desidratação é o esbranquiçamento da pele, consequência dessa desnaturação de proteínas e, em certos casos, a dermatite.

Como evito isso?

Todos queremos ter uma pele saudável e bonita, por isso, temos algumas dicas de como cuidar da sua! Antes, devemos lembrar que já temos um artigo publicado sobre como fazer o seu skin care com itens de casa após uma sessão de sauna, vale a pena dar uma lida, pois tem tudo a ver com o nosso tema atual!

Sessão de sauna seguida de hidratantes

O banho quente, como citamos acima, acaba por remover a oleosidade natural do nosso corpo. Já a sessão de sauna, por ser vapor, as partículas de água penetram nossa pele com muita facilidade e acabam dilatando os nossos poros. É nesse momento que, logo quando você sai da sauna, deve usar os seus cremes hidratantes. Pois, são o ponto de maior absorção da pele.

Essa é a grande vantagem da sauna residencial! Normalmente, você tomaria um banho morno e, com o vapor restante, começar a aplicar os hidratantes. Mas, com a sua sauna residencial MaxSul, você tem uma ação do vapor muito maior na pele, gerando uma eficácia superior dos cremes!

Caso você não tenha muita noção de quais hidratantes usar, já avisamos que, nas partes mais oleosas, como nariz e peito, use produtos denominados oil free. Para saber mais, o que você pode fazer é falar com uma dermatóloga! Assim, tendo mais segurança no quê usar na sua pele.

Alimentação balanceada

Outro fator muito importante é a alimentação apropriada, com nutrientes que façam bem à pele! Por isso, procure alimentos que sejam ricos em:

  • Colágeno (carnes vermelhas e brancas),

  • Vitamina A (ovo, ricota),

  • Selênio (cogumelos, amêndoa),

  • Probióticos (iogurtes e derivados da soja),

  • Ômega 3 (linhaça, salmão e atum), Vitamina C (frutas cítricas),

  • Zinco (castanhas de caju, amendoim),

  • Entre outras.

Para conhecer mais alternativas do que consumir, procure um nutricionista, esse profissional vai lhe guiar perfeitamente na sua alimentação!

 

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado! Para ficar por dentro de mais novidades, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Para falar conosco sobre as saunas residenciais, entre em contato!